Imagem do tópico
30/03/2020

Diferença entre Filtro HEPA e HMEF

Por conta do Corona Vírus COVID-19, nós tivemos um expressivo aumento nas consultas sobre o Filtro HEPA.
Notamos que muitos profissionais estão em busca de saber ao certo como utilizar o Filtro HEPA.

Descobrimos ainda que na falta de um filtro HEPA um dispositivo HMEF ou um HME(com filtro) poderá ajudar na proteção desde que este tenha uma capacidade de filtração superior a 99.7%. Note que não estamos dizendo que o HMEF ou o HME(com filtro) substitui o HEPA, são funções diferentes, mas utilizando um HMEF ou um HME(com filtro) com 99,999% de eficiência na filtração, a infecção cruzada também estará sendo minimizada. 

Diante deste assunto, nós pensamos em postar este texto simples, sem termos técnicos, mas que visa orientar os profissionais sobre os tipos de dispositivos de proteção na ventilação mecânica. Desta maneira, ficará mais fácil interagir com estes dispositivos e até controlar melhor as aquisições dos produtos. Veja abaixo os 3(três) tipos de dispositivos médicos que encontramos:

1- HME Heat and Moisture Exchanger (trocador de calor e umidade) Pode ou não ter o Filtro.
Os trocadores de calor e umidade (HME) são dispositivos colocados entre o tubo endotraqueal/traqueostomia e o conector em “Y” do circuito do ventilador e dependendo do fabricante possuem um filtro microbiológico como barreira. São capazes de aquecer e umidificar o gás inspirado, estão indicados para uso em praticamente todos os pacientes, sua contra indicação está relacionada aos pacientes restritivos, retentores de gás carbônico, aos hipersecretivos extremo e aos pacientes com franco sangramento pulmonar. O dispositivo HME também pode atuar como barreira microbiológica para prevenir a infecção cruzada entre o paciente, o ventilador mecânico e ainda o meio ambiente, mas a eficiência da membrana filtrante tem que ser maior que 99,7%.

2- HMEF Heat and moisture Exchanger Filter (filtro + trocador de calor e umidade) Possui o Filtro.
Os filtros trocadores de calor e umidade (HME F) são dispositivos colocados entre o tubo endotraqueal/traqueostomia e o conector em “Y” do circuito do ventilador mecânico e possuem um filtro microbiológico. São capazes de aquecer e umidificar o gás inspirado, além de atuar como barreira microbiológica que previne a infecção cruzada entre o paciente, o ventilador mecânico e ainda o meio ambiente.  Com a utilização de apenas uma peça do filtro HMEF, protege-se as linhas inspiratória e expiratória ao mesmo tempo.  Estão indicados para uso em praticamente todos os pacientes, sua contra indicação está relacionada aos pacientes restritivos, retentores de gás carbônico, aos hipersecretivos extremo e aos pacientes com franco sangramento pulmonar.

3- HEPA High Efficiency Particulate Arrestance (filtragem de ar de alta eficiência)
O filtro HEPA normalmente possui um componente hidrofóbico com baixa resistência ao fluxo que mantem-se estável tanto com gás seco quanto com a presença de umidificação, além de ter um altíssimo poder de filtração (maior que 99,99999%). Ele é indicado para uso em circuitos respiratórios de Aparelhos de Ventilação Mecânica e Anestesia, previne a infecção cruzada entre o paciente e o equipamento de Ventilação Mecânica e pode ser utilizado no ramo expiratório e/ou inspiratório do circuito (proximal ao equipamento). Em alguns lugares ele é colocado apenas no ramo expiratório prevenindo o meio ambiente da infecção cruzada.

Devido ao Coronavírus, a procura por filtro HEPA aumentou, ficou difícil de encontrá-lo no mercado e aqueles que o possuem aumentaram seu preço a valores proibitivos. Vale lembrar, que na falta do filtro HEPA, ao invés de deixar o sistema totalmente desprotegido você poderá usar um dispositivo HME(com filtro) ou um HME-F, pois como a sua instalação é orientada para ficar na peça Y do circuito ventilatório, ele acaba tendo a Função de FILTRAÇÃO + Trocador de Calor e Umidade, onde pela existência da membrana com 99,999% de Filtração, minimiza-se a Contaminação Cruzada do Meio Ambiente e dos ramos Ins e Ex do Ventilador Pulmonar. 

Mas certifique-se de que o Filtro HME tenha uma membrana com eficiência de filtração acima de 99,7% para vírus com diâmetros menores que o Coronavírus.

Ao buscar mais sobre o assunto na internet, você poderá encontrar diversos artigos. Nós resumimos as funções dos dispositivos e esperamos que as informações acima possam ajudar aos diversos profissionais da saúde a diferenciar o Filtro HEPA do Filtro HMEF e ainda do HME com membrana de filtração.

Veja o modelo de FILTRO que temos com eficiência de filtração em 99,99% para vírus (25 nm) e bactérias clicando aqui.

Você sabe o diâmetro do Coronavírus? Saiba mais clicando aqui.