Imagem do tópico
14/05/2021

Calibração de Oxímetro de Pulso

Todos os equipamentos médicos devem ser calibrados para que os resultados obtidos em exames sejam reais e precisos. Um dos equipamentos que necessitam de calibração é o oxímetro de pulso, serviço que pode ser realizado em todos os modelos desse aparelho.

É através da calibração oxímetro que os valores apontados em testes reais podem ser confirmados como corretos. Isso é fundamental para que o paciente e o médico saibam da condição da saúde e do nível de saturação do oxigênio no sangue.

COMO É FEITA A CALIBRAÇÃO DO OXÍMETRO DE PULSO?

A calibração do oxímetro de pulso passa pela realização de vários testes em laboratório técnico equipado com tecnologia adequada, entre testes simulados e testes elétricos. No laboratório ocorre a simulação de várias saturações e intensidades de batimentos cardíacos, que definem as avaliações reais do resultado da calibração do oxímetro de pulso. Assim, confirma sua precisão e segurança.

Para constatar a calibração do oxímetro de pulso de forma correta, os resultados obtidos durante o teste são analisados através de equipamentos que realizam o rastreamento de padrões da Rede Brasileira de Calibração (RBC) e do INMETRO. Essa comparação fornece um certificado em que fica comprovado a conformidade do equipamento com os padrões.

IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE CALIBRAÇÃO NO OXÍMETRO

Assim como acontece com os aparelhos médicos em geral, somente com a realização da calibração do oxímetro é que o aparelho pode ser certificado como preciso e adequado. Após a calibração do oxímetro, os resultados obtidos em testes reais servem como parâmetro seguro para o fechamento do diagnóstico médico e seu consequente prognóstico. Além disso, a confiabilidade da leitura realizada em aparelhos de oxímetro de pulso depende do oferecimento de um resultado preciso e seguro. Isso é constatado somente com a realização periódica e adequada de calibração do oxímetro de pulso.

EMPRESA CERTIFICADA PARA ATIVIDADES DE CALIBRAÇÃO E VENDA DE APARELHOS MÉDICO-HOSPITALARES

Fundada em 1990, a Tecnoclin Equipamentos Médicos atua como distribuidora, fornecedora e representante autorizada de equipamentos médico-hospitalares em todo o estado de São Paulo. Com serviços de manutenção, calibração e suporte para os equipamentos, a empresa trabalha para promover qualidade nos exames médicos e em procedimentos cirúrgicos. Dessa forma, a Tecnoclin Equipamentos Médicos possui registro para suas atividades, concedidos pela ANVISA, CREA-SP, CFT e INMETRO.

Saiba como efetuamos a Calibração clicando aqui.