Imagem do tópico
06/05/2021

Conserto de Equipamentos Médico Hospitalares

Realizar manutenções preventivas é fundamental para o bom funcionamento de equipamentos hospitalares. No entanto, pode ser necessário o conserto de equipamentos hospitalares e, para isso, é indispensável uma avaliação de um técnico profissional. 

Por conserto de equipamentos hospitalares entende-se o conserto de Bisturi Eletrocirúrgico, Cardioversor, Câmara de Conservação de Vacinas, Eletrocardiógrafo, Monitor Multiparamétrico, Ventilador Pulmonar, Oxímetro de Pulso, Sistema de Teste Ergométrico e diversos outros equipamentos e aparelhos usados por profissionais da saúde.

RAZÕES PELAS QUAIS O CONSERTO DE EQUIPAMENTOS HOSPITALARES DEVE SER REALIZADO POR PROFISSIONAIS

O conserto de equipamentos hospitalares envolve o cumprimento de algumas diretrizes por parte do técnico. É importante sempre verificar a garantia oferecida pelo fabricante do produto, assim como os serviços conveniados de manutenção preventiva e corretiva. Caso o conserto de equipamentos hospitalares não esteja assegurado na garantia do produto, o hospital, clínica médica ou profissional do setor pode procurar por serviços de terceiros.

Durante o processo do conserto de equipamentos hospitalares, são avaliados itens como a calibração, funcionamento, distribuição de energia e itens de segurança relacionados ao equipamento hospitalar. Esses itens, quando param de funcionar ou apresentam algum tipo de erro, influenciam diretamente em todo o equipamento.

O conserto de equipamentos hospitalares envolve a substituição de peças e cabos que possam acarretar no mau funcionamento do equipamento. Por isso, é importante que as peças usadas na substituição sejam da mesma marca e correspondam ao modelo do equipamento que receberá a troca. Em geral, itens eletrônicos como monitores e eletrocardiógrafos necessitam da troca dos rabichos do cabo paciente. É fundamental que o técnico verifique a voltagem do aparelho.

É importante ressaltar que o conserto de equipamentos hospitalares deve ser solicitado imediatamente e que o usuário não tente efetuar o reparo por conta própria. Para casos onde o equipamento apresenta falhas ou inconsistências em seu funcionamento, é indicada uma avaliação geral para a manutenção dos itens, aplicando as devidas correções, a Calibração e o teste de Segurança elétrica.

EMPRESA LÍDER NO FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS  Há 31 anos no setor de equipamentos hospitalares, a empresa TECNOCLIN EQUIPAMENTOS MÉDICOS oferece serviços de conserto de equipamentos, a calibração, a manutenção corretiva e a preventiva para diversos produtos. A empresa também é referência em vendas e distribuição de produtos da área médica, como equipamentos, móveis, softwares e acessórios diversos.

Saiba mais sobre os serviços de manutenção e calibração da Tecnoclin