Imagem do tópico
26/06/2017

Recomendações de uso do LASER FOTONA

Neste post, estaremos lhe passando as principais dicas para utilização do seu Laser Fotona.

Dicas para obter um bom funcionamento e durabilidade dos acessórios do laser Fotona

 

 

Rede elétrica:
· Recomendamos que o laser seja ligado em uma rede elétrica compatível com o consumo do equipamento 20 Amperes.
· Não é obrigatório o uso de nobreak mas se a rede elétrica não for de 220 Volts +/- 5% e sofrer interrupções ou variações, recomendamos o uso de um nobreak de pelo menos 5 KVA.

 

Ambiente de utilização:
· A energia do laser atua sobre a água, se um feixe de laser é usado na presença de umidade, o sistema óptico pode sofrer danos.
. Evite os problemas com a umidade relativa  do ar, usando condicionadores de ar ou desumidificadores.
· O nível de umidade relativa não deve exceder 70%, você poderá comprar um TermoHigrômetro na internet por volta de R$150,00.
· A sala de utilização do laser deve ser climatizada entre 20° a 24° C.
· O ar condicionado deve ser ligado pelo menos 30 minutos antes da utilização e desligado somente no final do expediente. Não desligue o ar condicionado entre os atendimentos, horário de almoço, etc. Isso poderá causar condensações sobre os espelhos.
· Em lugares onde a umidade relativa do ar seja elevada, o ar condicionado deve ser ligado com pelo menos 1 hora antes da utilização.
· Na ausência da rede elétrica, tenha cuidado em utilizar o Laser com o Nobreak  se o sistema de ar condicionado não estiver funcionando. Com a abertura de portas e janelas, a umidade pode adentrar na sala e condensar nos espelhos.
· Não deixe o laser próximo a passagem dos pacientes e cadeiras ou bancos giratórios com encosto.
· A limpeza da sala deve ser efetuada com pano úmido para a remoção da poeira. O uso de aspiradores de pó pode fazer com que a poeira fique em suspensão e apenas mude de lugar, podendo ser aspirada pelo sistema de ventilação do laser.
· É importante que todos os envolvidos durante os procedimentos protejam os olhos com a utilização dos óculos originais da Fotona (ER e ND YAG).

 

Hand Pieces ER YAG:
· Para a proteção das lentes, as hand pieces dever ser guardadas nos estojos e com as devidas tampas montadas.
· Jamais toque nas lentes para não deixar resíduos de gordura ou acido úrico.
· A limpeza das lentes das Hand Pieces deve ser efetuada  com cotonete e acetona pura (não serve as de farmácia) entre cada procedimento ou até mesmo durante o tratamento se for necessário.  

 

Hand Pieces ND YAG:
· Para a proteção das lentes, as hand pieces devem ser guardadas nos estojos e com as devidas tampas montadas.
· Jamais toque nas lentes para não deixar resíduos de gordura ou acido úrico.
· A limpeza das janelas de proteção das Hand Pieces deve ser efetuada com cotonete e acetona pura (não serve as de farmácia) entre cada procedimento ou até mesmo durante o tratamento se for necessário.
· Recomendamos sempre deixar uma ponteira montada no corpo da R33 (T) para evitar a entrada de pó no interior da Hand Piece enquanto ela estiver montada no equipamento.

 

Fibra Óptica:
· A fibra ótica utilizada com o laser de ND YAG possui vida útil infinita, mas é extremamente frágil.
· Não mantenha a fibra ótica montada no laser por longos períodos inoperantes, o equipamento poderá ser movido do seu lugar e a fibra poderá sofrer danos irreversíveis.
· Não dobre a fibra ótica com raio inferior a 20 cm.
· Quando fora de uso, armazene a  fibra ótica na embalagem original.
· Mantenha as extremidades da fibra ótica coberta com as tampas originais quando não estiverem em uso.
· JAMAIS toque nas extremidades da fibra com os dedos para não deixar resíduos de gordura ou ácido úrico.
· Verifique a montagem da fibra e reaperte a mesma no laser e na Hand Piece a cada paciente devido a movimentação e torção durante o uso.
· Se por esquecimento as extremidades da fibra forem tocadas, realize a limpeza com cotonete e acetona pura. Após a limpeza, soprar ar comprimido isento de óleo, para a remoção de fiapos. Mesmo assim, após o toque, a fibra poderá se queimar e não funcionará mais.
· Utilize o suporte para descanso da fibra, fixado na lateral do laser para evitar que a fibra fique em contato com o chão e também evitar que o laser possa passar por cima da fibra durante o manuseio.  

 

Limpeza e manutenção Laser:
· Depois de cada sessão, limpe a superfície do laser e painel de controle com pano levemente umedecido com água, não usar solução cáustica, tais como sabão e água, álcool  ou desinfetante. Para secar as superfícies, utilize outro pano. Não aplicar agentes ou pulverizar produtos químicos no laser.
· Efetue a limpeza do(s) filtro de Ar periodicamente. A periodicidade da limpeza vai depender da quantidade de poeira do ambiente. Inicialmente pode se verificar a cada 15 dias, se não for observado o acumulo de pó, este período pode ser dobrado e assim por diante.
· Para se remover a poeira do filtro de ar, o elemento filtrante deve ser retirado da moldura e colocado na água corrente. Não esfregar ou utilizar produtos para a limpeza. Deixar secar no ar ambiente e não torcer. Montar o filtro depois de seco com o lado verde voltado para a tela. Atenção, montar o filtro no laser somente quando estiver totalmente seco.

 

Braço articulado:
· O braço articulado deve ser manuseado com cuidado e certifique-se de que a extremidade quando não em uso esteja sempre fechada com o protetor.
· Não movimente o laser através do braço.

 

Botão de emergência:
· O botão de emergência fica localizado no painel frontal do laser.
. Para permitir o funcionamento do laser, ele deve ficar saltado para fora.
· Caso o botão tenha sido pressionado inadvertidamente, gire o botão em qualquer sentido para desligá-lo.
· Se o laser for ligado e não funcionar, verifique se o botão não está pressionado antes de chamar a assistência técnica.

 

Acreditamos que cuidados simples como os citados acima, poderão garantir um tempo de funcionamento maior ao seu Laser Fotona e ainda economizar muito dinheiro em manutenção corretiva qie poderia ter sido evitada.