Imagem do tópico
02/07/2020

A luz ultravioleta pode combater o coronavírus?

Como a luz ultravioleta pode combater o coronavírus?

Quando a radiação UV interage com uma entidade biológica, seja uma bactéria, uma célula da nossa pele ou até um vírus, por ser ionizante, ela tem condições de causar danos ao material genético.

Dependendo dos fatores de exposição que comentamos, esse processo pode matar a célula, a bactéria ou desativar um vírus. A faixa mais eficiente para isso é também a mais energética, a UVC. Tanto é que essa região é conhecida por“ultravioleta germicida”.

É curioso comentar que já sabemos disso há tempos, e essa região do espectro eletromagnético já vem sendo usada como método de higienização e descontaminação, tanto em laboratórios como auxílio na desinfecção de salas cirúrgicas, água, alimentos e cosméticos.

Então, em suma, o que estamos vendo com a pandemia de COVID-19 é a utilização desse poder germicida da radiação ultravioleta para desativação do novo coronavírus que esteja à espreita em superfícies e objetos ao nosso redor.

Conheça a nossa plataforma de higienização de calçados clicando aqui.

Fonte: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/questionador-questionado/2020/06/16/como-luz-ultravioleta-combate-o-coronavirus