Imagem do tópico
18/06/2020

Diferença entre Máscaras/Respiradores tipo KN95 N95 FFP2

Em casos de surtos de doenças transmitidas pelo ar e etc, a população pode optar por usar máscaras protetoras ou um respirador para ajudar a reduzir sua exposição a riscos de partículas suspensas no ar.

Os respiradores contêm material filtrante e são projetados para promover uma melhor vedação no rosto do usuário, de modo que o ar passe através do filtro (ao invés de passar pelas bordas) antes de ser inalado.

Nenhum respirador N95, PFF2 ou KN95 eliminará totalmente a exposição, principalmente se houver mau uso. Porém, o uso correto do mesmo, contribuirá em muito com a proteção do usuário.

Veja como se chamam as máscaras tipo N95 ao redor do mundo:
- N95 (NIOSH-42CFR84 – Estados Unidos
- KN95 (GB2626-2006- China) => tiras de fixação atrás das orelhas
- PFF2 (ABNT/NBR 13.698-2011 – Brasil) => tiras de fixação atrás da cabeça
- FFP2 (EN 149-2001 - Europa) 
- P2 (AS/NZA 1716:2012 – Austrália/Nova Zelândia) 
- Korea 1st class (KMOEL-2017-64 - Coréia) 
- DS (JMHLW-Notificação 214, 2018 - Japão) 

PFF2 significa Peça Facial Filtrante e excluindo as diferenças que existem nas tiras de fixação, todos os modelos acima possuem aproximadamente 94~95% de eficiência de filtração, são projetados para promover uma boa vedação com o rosto e oferecem proteção para usos contra partículas de aerosóis.

Os respiradores como por exemplo N95, PFF2, FFP2 ou KN95, contêm material filtrante capaz de capturar partículas, inclusive aquelas pequenas demais para serem vistas a olho nu.

Um dos pontos mais importantes, é saber se a máscara tem em uma de suas camadas filtrantes o tratamento eletrostático, pois este fica responsável por atrair as minúsculas partículas invisíveis que seriam capazes de passar pelos filtros acompanhando o fluxo do ar. Uma vez sendo atraídas pelo efeito eletrostático, estas minúsculas partículas invisíveis não chegariam até as suas via aéreas e também não seriam expelidas para o meio ambiente caso você estivesse contaminado.

Portanto, sobre a Diferença entre Máscaras/Respiradores tipo KN95 N95 FFP2, a resposta é que não há diferença entre um respirador N95, PFF2, FFP2 ou KN95, pois todos têm aproximadamente 94~95% de eficiência de filtração. Salvo as diferentes tiras de fixação como já citamos acima.



E qual é a diferença entre um Respirador (N95, PFF2, FFP2 ou KN95) e uma Máscara Cirúrgica?
Resp1. Os respiradores são projetados para ajudar a reduzir a exposição do usuário a partículas aéreas. Ou seja, os respiradores são para a proteção do usuário, principalmente os que estão em locais com grandes dispersões de contaminantes.

Resp2. O objetivo principal de uma máscara cirúrgica é evitar que partículas biológicas (por exemplo, bactérias e vírus) sejam expelidas pelo usuário para o ambiente. Máscaras cirúrgicas não conseguem vedar totalmente suas bordas com o rosto do usuário, portanto o ar pode vazar ao redor das bordas. Porém, as máscaras cirúrgicas com tripla camada estão sendo recomendadas para proteção e uso pessoal no dia-a-dia, pois são muito melhores que as caseiras.

Inclusive, o nível de relevância na recomendação da utilização das máscaras ficam da seguinte forma:
1º Respirador PFF2 ou N95 ou KN95
2º Máscara Cirúrgica Tripla
3º Máscara Caseira

Veja preço de máscaras e protetores clicando aqui.

Você não gosta de usar os elásticos atrás da cabeça como é o caso da máscaras PFF2 brasileiras?
Clique aqui
e veja como você poderá efetuar um ajuste para usar os elásticos atrás das orelhas.