Imagem do tópico
12/03/2018

Exame de Tilt-Test

O exame de tilt-test, também conhecido como teste de inclinação ou teste de mesa basculante, é um procedimento médico realizado para avaliar a resposta do corpo a mudanças rápidas na posição vertical. É frequentemente utilizado para diagnosticar a síncope vasovagal (desmaio), que é uma condição em que uma pessoa desmaia devido a uma resposta reflexa do sistema nervoso autônomo.

Durante o exame, o paciente é colocado em uma mesa especial que pode ser inclinada para cima em diferentes ângulos. O paciente é geralmente conectado a monitores que registram a frequência cardíaca, a pressão arterial e, às vezes, a atividade cerebral.

O objetivo do tilt-test é provocar um episódio de síncope ou sintomas semelhantes aos da síncope, como tonturas e fraqueza, ao induzir uma mudança abrupta na posição do paciente. Isso é feito inclinando a mesa para cima, simulando a transição da posição deitada para a posição ereta. O médico observa cuidadosamente a resposta do paciente a essa mudança de posição.

O exame de tilt-test é seguro e é geralmente realizado em um ambiente controlado, onde os profissionais de saúde podem monitorar e tratar quaisquer sintomas que possam surgir durante o procedimento.

Ao detectar a síncope vasovagal e confirmar o diagnóstico, o médico pode desenvolver um plano de tratamento adequado, que pode incluir medidas como mudanças no estilo de vida, medicamentos ou até mesmo procedimentos mais invasivos em casos mais graves. Vale ressaltar que a realização e interpretação do exame devem ser feitas por profissionais de saúde capacitados para garantir uma avaliação correta e segura.