Imagem do tópico
13/08/2021

Autoclave Hospitalar e a Crise Hídrica

A autoclave hospitalar é um equipamento importante em estabelecimentos de saúde, utilizado para realizar a esterilização dos utensílios médico-hospitalares antes e após a realização dos procedimentos. Dessa forma, é possível garantir que os utensílios estejam limpos e livres de bactérias e micro-organismos.

Ao deixar os utensílios médico-hospitalares higienizados e evitar a presença de micro-organismos e bactérias, a autoclave hospitalar contribui para impedir a proliferação de doenças como, por exemplos, infecções que possam trazer consequências graves para os pacientes e para os profissionais de saúde que atuam no local.

COMO FUNCIONA UMA AUTOCLAVE HOSPITALAR

A utilização de uma autoclave hospitalar, de modo resumido, ocorre da seguinte forma: todo o ar é removido da câmara interna do equipamento (procedimento conhecido como pré-vácuo) e, em seguida, a autoclave deve ser aquecida até uma determinada temperatura e a pressão do equipamento é programada para que, posteriormente, a esterilização tenha início.

Para a geração do vácuo/pré-vácuo, uma autoclave pode consumir até 500 litros de água por ciclo de esterilização. Dependendo da utilização da autoclave, isso pode resultar em mais de 5mil litros de água por dia de trabalho ou algo em torno de 1.825.000 litros de água por ano.
Por sorte, já existem autoclaves equipadas com o sistema AQUA-ZERO que reduz o consumo de água a zero na geração do vácuo, restando apenas o consumo para a geração do vapor.

O resultado da utilização da Autoclave com o sistema Aqua-Zero é uma enorme economia no consumo de água, resultando em ganhos financeiros para a instituição e para o planeta, esta economia vai ajudar em muito frente à crise hídrica que deveremos enfrentar com cada vez mais frequência.

Após a esterilização realizada pela autoclave hospitalar, o equipamento realiza a secagem e a remoção dos vapores gerados durante o procedimento. Em seguida, a pressão interna da câmara é igual à pressão externa para que a porta da autoclave possa ser aberta, e reduz a temperatura.

Para garantir a eficiência do equipamento, é fundamental que a autoclave hospitalar seja submetida constantemente a manutenções preventivas, que têm como objetivo detectar irregularidades que possam prejudicar o seu desempenho. Além disso, a manutenção preventiva evita transtornos maiores, como a troca de peças e do próprio equipamento.

Ao identificar a necessidade de instalação de uma autoclave hospitalar, os gestores do estabelecimento devem pesquisar fabricantes e distribuidores que possuam uma boa reputação no mercado especializado, o que pode ser um bom indício da qualidade do serviço realizado pela empresa avaliada.

Fatores como o consumo energético, o consumo de água por ciclo e a capacidade de produção por ciclo, poderão representar perfeitamente o custo total de propriedade de uma autoclave ao logo de 10 anos e consequentemente mostrar aos gestores a melhor marca e modelo a ser adquirida.

TECNOCLIN EQUIPAMENTOS MÉDICOS – QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS HOSPITALARES

A TECNOCLIN EQUIPAMENTOS MÉDICOS possui as melhores soluções em equipamentos médico-hospitalares. Com mais de 30 anos de atuação no mercado especializado, a empresa está sempre pronta para oferecer as melhores soluções aos clientes. Para garantir a qualidade e a eficiência dos equipamentos comercializados, a TECNOCLIN EQUIPAMENTOS MÉDICOS investe em novas tecnologias, assim como na qualificação e na experiência de sua equipe de profissionais.

Conheça a autoclave Aqua-Zero clicando aqui.