Imagem do tópico
19/05/2021

Calibração de Desfibrilador

O desfibrilador cardíaco é um dos equipamentos médicos fundamentais para casos em que ocorre parada cardíaca no paciente, sendo diretamente responsável pela diminuição de mortes causadas por este mal. O desfibrilador é carregado, em determinada energia e usado para restabelecer o ritmo cardíaco do paciente tratável por meio do choque.

Por isso, é fundamental que a calibração de desfibrilador esteja em perfeitas condições para garantir seu bom funcionamento quando for necessário. A calibração de desfibrilador está diretamente relacionada ao desempenho do aparelho que entrega a energia armazenada para o paciente. Seu funcionamento é simples; o acoplamento do desfibrilador ao paciente é composto por duas pás ou eletrodos de aplicação da energia. As duas pás são posicionadas no tórax da pessoa que receberá a descarga elétrica, é essencial que o tórax do paciente não esteja coberto com roupa antes de receber a descarga elétrica vinda do desfibrilador.

A partir da calibração de desfibrilador torna-se conhecido os valores de energia entregues pelo aparelho no momento da aplicação do choque no paciente. Em geral, os níveis de energia variam entre 50 e 360 joules, de acordo com o que o médico ou técnico responsável determinar. Existem modelos de DEA (desfibrilador externo automático) onde a energia aplicada pelo desfibrilador é definida pelo próprio aparelho, sem necessidade de intervenção e programação manual do operador.

PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE DESFIBRILADOR

A calibração de desfibrilador deve ser efetuada com o auxílio de um simulador analisador de desfibrilador. Algumas marcas e modelos de desfibrilador precisam de um processo de calibração de desfibrilador diferenciada. Durante a calibração de desfibrilador, um técnico avalia qual é a energia entregue pelas pás do aparelho. Essa energia entregue deve seguir o que é estipulado pelo programador, em caso de desfibriladores manuais, ou conforme regulado pelo sistema, no caso de desfibriladores automáticos.

A manutenção para verificar a calibração de desfibrilador é recomendada a cada 6 meses de uso do aparelho. Isso garante seu melhor funcionamento e desempenho, além de diminuir as chances de necessidade de manutenção corretiva ocasionada por falta de manutenção. 

REFERÊNCIA EM CONSERTO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS

A TECNOCLIN EQUIPAMENTOS MÉDICOS conta com mais de 30 anos de experiência no setor médico. Com profissionais altamente treinados, a empresa é referência para clientes do estado de São Paulo. A Tecnoclin Equipamentos Médicos vende e distribui acessórios, equipamentos e móveis da área médica, entre outros, além de realizar consertos, manutenções e calibração de equipamentos médico hospitalares.

Veja mais sobre calibração clicando aqui.