Imagem do tópico
08/09/2023

Kit Drenagem Percutânea para Nefrostomia

O Kit Drenagem Percutânea para Nefrostomia é utilizado em ureteroscopias e indicado para restabelecer o fluxo da urina através dos ureteres, ligando a pélvis renal à bexiga - trato nefrostômico.

Ureteroscopia é o exame do trato urinário superior, geralmente realizada por um endoscópio que é passado através da uretra, bexiga urinária e então diretamente no ureter. Este procedimento é útil no diagnóstico e tratamento de doenças urológicas, como as pedras nos rins.
O exame pode ser feito através de um dispositivo de fibra óptica flexível ou rígido, enquanto o paciente estiver sob anestesia geral ou, por vezes, local.

A nefrostomia é uma intervenção cirúrgica que consiste em realizar uma abertura num rim, com o objetivo procurar um cálculo ou de o drenar. Permite a resolução da obstrução ureteral e recuperação da função renal em pacientes com uropatia obstrutiva.
Tem também um papel importante na obstrução das vias urinárias por neoplasias abdominais avançadas.

INDICAÇÃO DE USO
O Kit Drenagem Percutânea para Nefrostomia Allwin – com cateter PIGTAIL ou MALECOT é um dispositivo médico que permite estabelecer uma comunicação entre as estruturas canaliculares, neste caso entre o rim e a bexiga, possibilitando o escoamento da urina, um sistema de sucção de líquidos do organismo.
A introdução do cateter PIGTAIL ou do MALECOT deve ser realizada mediante manobras delicadas, avaliando possíveis resistências de progressão do mesmo. As manobras de dilatação devem ser muito cuidadosas devido ao risco de perfuração requerendo uso de instrumental auxiliar, selecionar aquele que não seja agressivo para as estruturas anatômicas e para o próprio cateter.
O produto é de uso temporário, considerado “Curto Prazo”, podendo ser utilizado por até 30 dias de uso contínuo, conforme RDC 185/2001, Anexo I, item 12.

CONTRAINDICAÇÃO
• A manipulação errada pode comprometer seriamente o cateter. Um vinco ou curvatura durante a introdução do cateter pode resultar em ruptura no ponto desse vinco depois de um período no paciente. Angulações e dobras no cateter devem ser evitadas.
• Caso haja incrustações o cateter deve ser removido, porque pode ser prejudicial à drenagem. O cateter pode ser substituído por outro, caso o estado do paciente o permitir. A colocação ou retirada do cateter nunca deve ser forçada. Havendo resistência, deve ser removido cuidadosamente.
• Todos estes procedimentos devem ser executados baseados nas condições individuais de cada paciente.

ADVERTÊNCIAS
• FABRICANTE RECOMENDA USO ÚNICO.
• PROIBIDO REPROCESSAR.
• Este instrumento deve ser utilizado somente por médicos treinados com a técnica de drenagem.
• O produto não poderá ser utilizado por prazo maior que 30 dias.

PRECAUÇÕES
• Produto médico somente para uso profissional da área urológica com técnicas de drenagem. Trata-se de um dispositivo destinado a drenagem ureteral.
• Produto médico estéril a menos que a embalagem esteja danificada ou tenha sido aberta

FABRICANTE RECOMENDA USO ÚNICO
PRODUTO ESTÉRIL
ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO (ETO)
VALIDADE DO PRODUTO: 5 anos após a fabricação.



Especificações e Modelos do Kit Drenagem Percutânea para Nefrostomia tipo PIGTAIL:

 

Especificações e Modelos do Kit Drenagem Percutânea para Nefrostomia tipo MALECOT: