Imagem do tópico
25/05/2021

Luz Ultravioleta C contra o novo coronavirus

Eficácia da luz ultravioleta C contra o novo coronavirus.

A Luz Ultravioleta C (UV-C, com pico de emissão em 254 nanômetros) teve sua eficácia comprovada cientificamente contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2).

A partir de estudos anteriores, a luz UV-C é comprovadamente eficaz na eliminação de inúmeros tipos de microrganismos. Isto porque esta luz de atua diretamente no material genético do alvo. Portanto, era provável a validade do uso dessa tecnologia contra o SARS-CoV-2. E, o bom resultado obtido também era esperado.

Como aconteceu o estudo sobre a eficácia?

O estudo foi realizado com a intenção de descobrir os períodos de exposição (i.e., doses) à luz UV-C necessários para redução da carga viral do SARS-CoV-2. A pesquisa foi conduzida com rigorosas condições experimentais. Isso permite a checagem do experimento, tão necessário no meio científico. O estudo foi realizado em um laboratório com nível de biossegurança 3 (NB3). O alto nível se deve por causa do risco biológico atrelado à este vírus estudado.

Além disso, as lâmpadas UV-C são as mesmas usadas no equipamento UV Surface.

O estudo percorreu os valores de inativação logarítmica de 10, 100 e 1.000, que é equivalente à eficácia de 90%, 99% e 99,9% contra os vírus. Assim, obteve os respectivos períodos de exposição necessários à distância de um centímetro com lâmpada de 18 watts. Estas são as condições recomendadas no uso do equipamento UV Surface.

Tempo de exposição da UV-C para inativar o Sars-Cov-2

 

Veja que menos de um segundo é necessário para inativar 99% das partículas de SARS-CoV-2, o agente causador da COVID-19.
Além disso, foi comprovado que os equipamentos que utilizam luz ultravioleta C são eficazes contra o novo coronavírus. Isto, desde que corretamente dimensionados.

Detalhes do estudo sobre a eficácia
As instituições responsáveis pelo estudo foram a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e a BioLambda. O estudo foi realizado pelos cientistas Caetano P. Sabino, Fábio P. Sellera, Douglas F. Sales-Medina, Rafael Rahal Guaragna Machado, Edison Luiz Durigon, Lucio H. Freitas-Junior e Martha S. Ribeiro. O artigo foi recebido para publicação no dia 5 de agosto de 2020. E, no dia 8 de setembro de 2020 revista “Photodiagnosis and Photodynamic Therapy” disponibilizou o artigo. Esta revista é um dos maiores expoentes científicos nos estudos de biofotônica. Para ler o artigo científico completo, clique aqui.

Dimensionamento contra o novo coronavírus
Este estudo tem validade para o vírus causador da COVID-19.
A partir deste e de outros estudos, a BioLambda realizou o dimensionamento de seus produtos para obter de alta performance em biossegurança.
Entretanto, outros microrganismos, podem demandar diferentes dosagens de luz UV-C. Assim, novas validações são recomendadas conforme o mecanismo do equipamento e o local onde será usado. Portanto, acesse os canais de venda da BioLambda para solicitar uma consultoria em biossegurança.

Referências:

  1. C. P. Sabino, et al. UV-C (254 nm) lethal doses for SARS-CoV-2. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1572100020303495