Calibração

Teste de Segurança Elétrica

O Teste de Segurança Elétrica de equipamentos médicos, é um dos mais importantes testes a serem efetuados após as manutenções e calibrações dos equipamentos médicos.

O Teste de Segurança Elétrica de equipamentos médicos é extremamente importante, pois é ele que garante que um equipamento eletro-médico não está fornecendo ou conduzindo correntes possivelmente danosas ao paciente e ao operador do equipamento.

Para executar o Teste de Segurança Elétrica em um equipamento médico, o nosso Analisador de Segurança Elétrica, aplica diversos testes no seu equipamento para analisá-lo quanto ao estado e segurança do mesmo para fornecer ou conduzir correntes elétricas aos usuários e pacientes que mantiverem contato com o seu equipamento.

Após uma manutenção de um equipamento médico, é extremamente recomendável que se efetue um teste de segurança elétrica no equipamento, pois isso irá garantir que após a manipulação técnica do equipamento, o mesmo não tenha ficado com fuga de correntes elétricas indevidas.

Recomendamos que seja efetuado o teste de segurança elétrica dos seus equipamentos médicos, pelo menos uma vez a cada seis meses ou a cada manutenção corretiva efetuada no equipamento.

Para efetuar o Teste de Segurança Elétrica, nós utilizamos um analisador com calibração rastreada a RBC.

As normas IEC-60601 e NBR 15943 e a RDC Nº02/2010 da Anvisa preconizam as diretrizes do programa de gestão de equipamentos médico-hospitalares.
A Calibração dos equipamento médicos, consiste na análise de desempenho dos equipamentos através da monitoração dos parâmetros de aplicação aos pacientes, utilizando equipamentos padrões rastreáveis à RBC (rede brasileira de calibração) e INMETRO, gerando um certificado de comprovação da conformidade do equipamento.

Além de todos os benefícios para os pacientes e usuários que farão uso de um equipamento com parâmetros e desempenhos conhecidos, o atendimento às normas nacionais vigentes, a importância da calibração dos equipamentos médicos e do teste de segurança elétrica também representam uma proteção jurídica em casos de incidentes envolvendo equipamentos, pois representam o princípio da previsibilidade.

Calibração e Teste de Segurança Elétrica? Consulte antes a Tecnoclin!